Primeiro Dia do Rei Pelé é celebrado no Pequeno Príncipe
Hoje, 19 de novembro, é celebrado o primeiro Dia do Rei Pelé, uma data criada para reconhecer o legado de Edson Arantes do Nascimento, o maior jogador de futebol de todos os tempos, dentro e fora dos gramados. A Lei nº 14.909, sancionada em 2024, estabelece este dia em todo o Brasil, coincidindo com o marco histórico de 1969, quando Pelé marcou seu milésimo gol e o dedicou às crianças. A proposta para a criação da data foi liderada pelo Complexo Pequeno Príncipe, que, além de sua contribuição na legislação, mantém o único projeto social apadrinhado por Pelé: o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
A celebração da data iniciou já no domingo, dia 17, com Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, que reuniu lendas do futebol mundial e 28 mil torcedores em uma grande festa pela vida na Ligga Arena. A partir de hoje, profissionais da instituição também prestam sua homenagem ao ícone do esporte. Colaboradores de diversos setores do Hospital e médicos que atendem no Hospital podem tirar fotos em totens fotográficos distribuídos pela instituição.
Você também pode participar!
Em um dos totens faça a sua foto, compartilhe em suas redes e marque o @hospitalpequenoprincipe
O Pequeno Príncipe tem um vínculo profundo com o ícone do esporte, que, ao longo dos anos, tem sido um grande parceiro no apoio à saúde infantojuvenil. O diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, destaca a importância do reconhecimento de Pelé não apenas como atleta, mas como ser humano. “O amigo Pelé, padrinho da nossa unidade de pesquisa, nos trouxe coragem. Sua força nos inspira a continuar nosso trabalho em busca de novas soluções para a saúde das crianças e adolescentes”, afirma o diretor.
Reconhecimento também estadual e municipal
Além da criação da data nacional, a proposta de homenagem a Pelé também foi consolidada em Curitiba e no estado do Paraná. Em setembro de 2023, os vereadores de Curitiba e a Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram por unanimidade a instituição do Dia do Rei Pelé na capital e no estado. Essas iniciativas reforçam a importância de celebrar o legado do maior jogador de futebol de todos os tempos, não apenas pelo que fez nos campos, mas também pelo exemplo de solidariedade e apoio às causas sociais.
Com o Dia do Rei Pelé, o Pequeno Príncipe reafirma seu compromisso com a promoção da saúde infantojuvenil e o legado de Edson Arantes do Nascimento, que, ao ceder seu nome ao Instituto de Pesquisa, se tornou um verdadeiro padrinho de crianças e adolescentes em busca de tratamento e qualidade de vida. A data é uma oportunidade para todos os brasileiros lembrarem da importância de olhar para as crianças e continuar a luta por um futuro melhor para as novas gerações.
Comentários