Como uma instituição que defende a garantia de direitos fundamentais, o Pequeno Príncipe sempre valorizou cada ser humano em sua singularidade e subjetividade. Iniciativas voltadas para a diversidade, inclusão, equidade e pertencimento (DIEP) fazem parte da cultura inclusiva em um ambiente seguro para profissionais, pacientes, responsáveis e visitantes.

Por meio de diferentes atividades – inclusive no Código de Conduta construído coletivamente entre colaboradores – a instituição reforça a importância de valores humanos, como respeito para com todos dentro e fora do ambiente de trabalho. O Pequeno Príncipe repudia todo e qualquer comportamento preconceituoso, racista, sexista, intolerante e de exclusão. Em cada unidade de atuação (Hospital, Faculdades e Instituto de Pesquisa), as características singulares precisam ser respeitadas, sejam elas por cor de pele, condição física, crença, religião, costumes, culturas, formas de falar, orientação sexual, gênero, etnia, nacionalidade, classe social entre outras.

O Pequeno Príncipe é um local de acolhimento, de respeito, de valorização da diversidade e das subjetividades humanas. Esse é o valor primordial do “Jeito de ser e fazer Pequeno Príncipe”.

Esse direcionamento, atitudes e ações também contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como trabalho, descente e crescimento econômico (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10).

Canal de Escuta

Esse é um canal seguro para que os profissionais ajudem o Pequeno Príncipe a cuidar ainda mais de todos e, assim, ser um local cada vez mais inclusivo. A instituição estabelece esse novo canal, para se somar a todos os que já existem para sugestões e reclamações. Elogios também são bem-vindos.

➡️Por respeito à segurança e à privacidade, os registros podem ser feitos de forma anônima e os encaminhamentos seguem em sigilo. O formulário pode ser acessado em urnas* pelo Hospital ou de forma eletrônica por meio de deste link.

➡️O profissional também pode ir até a Central de Atendimento ao Colaborador Pequeno Príncipe (CAC PP), que – desde 2001 – recebe pessoalmente notificações que ocorreram no ambiente de trabalho.

*Locais de urnas do Canal de Escuta

– Entrada de colaboradores – pela Rua Brigadeiro Franco
– Prédio Verde – RH, Agendamento, Controladoria e Centro de Simulação Realística
– Ambulatórios externos – SUS I, SUS II e Convênios
– Lavanderia – acesso aos banheiros feminino e masculino
– Prédio César Perneta – ao lado do relógio ponto
– Refeitório – ao lado da porta de acesso ao SND
– Vestiário do Centro Cirúrgico – feminino e masculino
– 6.º andar – em frente aos elevadores
– Relógio-ponto da casa do Laboratório – acesso para Comunicação, Compras, Licitações, Laboratório e DTI
– 3.º andar em frente dos elevadores – UTIs e Hematologia e TMO
– Praça do Bibinha
– IPP

Outros espaços para acolhimento

O Pequeno Príncipe sempre incentivou e se preocupou em manter ativos canais que fortalecem seu papel social de promoção de direitos e buscam o respeito à diversidade e a convivência em harmonia.

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Pequeno Príncipe

Além do Canal de Escuta, outro importante meio é a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital. Pioneira no Paraná e referência para outras instituições de saúde desde 1992, é um órgão representativo do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR), com função de educar, consultar, conciliar, prevenir, orientar e assessorar questões éticas do exercício profissional.

Saiba mais

Sistema Eletrônico de Notificação do Núcleo da Qualidade

No formato on-line desde 2022, o Sistema Eletrônico de Notificação – implantado no processo de acreditação hospitalar – existe como um canal de comunicação aberto dirigido a todos os profissionais da instituição com a finalidade de registrar formalmente circunstâncias notificáveis ou incidentes, que evidenciem alguma fragilidade de processo ou mesmo comportamentais.

Saiba mais

Assista a playlist abaixo e saiba mais sobre diversidade, inclusão, equidade e pertencimento no Pequeno Príncipe.